Caminhando na Estrada Cultural

quarta-feira, 3 de junho de 2009

FERNANDA ABREU no Espaço Tom Jobim

INGRESSOS:
R$ 50,00
R$ 25,00 MEIA ENTRADA (IDOSOS E ESTUDANTES)
INFORMAÇÕES: 22747012
Espaço Tom Jobim Cultura e Meio Ambiente
Rua Jardim Botânico, 1008
Jardim Botânico - Rio de Janeiro
22747012 / 86852605

DOCUMENTÁRIO “CANTORAS DO RÁDIO”

DOCUMENTÁRIO
“CANTORAS DO RÁDIO”
TEM PRÉ-ESTRÉIA NESTA QUINTA-FEIRA (4/6)
EM CURITIBA
Um emocionante resgate da Era de Ouro do Rádio, o documentário Cantoras do Rádio tem pré-estréia em Curitiba nesta quinta-feira (4/6), às 20h30, no Unibanco Arteplex Crystal (shopping Crystal). O filme, rodado por iniciativa de uma produtora paranaense, tem estréia nacional no dia 11/6. As quatro cantoras que inspiraram o filme estarão presentes na pré-estréia.
O fio condutor do filme, dirigido por Gil Baroni e produzido pela Arte Lux Produções, é o show Estão Voltando as Flores. Neste espetáculo, gravado em 2005 no Rio de Janeiro, entram em cena quatro cantoras que viveram o auge daquela época, entre os anos 30 e 50, e num surpreendente ato de resistência, até hoje lutam para sobreviver da sua grande paixão: cantar.
No filme, Carmélia Alves, Carminha Marsacarenhas, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima - a mais nova delas com 80 anos - sobem ao palco mais uma vez para soltar a voz e homenagear as Divas do rádio, das quais fizeram parte. O encontro se deu no Teatro Rival, no show que teve roteiro e direção do pesquisador Ricardo Cravo Albin. Em depoimentos reveladores, as cantoras resgatam histórias, casos e bastidores daquele que foi um dos períodos fundamentais da música e da cultura do país.
O roteiro do show relembra Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Aurora Miranda, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Linda e Dircinha Baptista, Isaura Garcia e Nora Ney. Além de resgatar parte de um glorioso passado, o filme mostra uma batalha presente: a das quatro cantoras contra o esquecimento, mal crônico da cultura brasileira. Elas conviveram com os grandes compositores, intérpretes e intelectuais da época e fizeram muito sucesso nos anos dourados da MPB. Com o declínio da era do rádio, amargaram um período de ostracismo. Se a idade pesa em alguns momentos nas vozes sempre afinadas, no filme se vê que o glamour imposto às canções comprova que nenhuma delas perdeu a majestade.
“A força de trabalho da Carmélia Alves, que reuniu as demais cantoras, e a energia destas mulheres foi o que mais surpreendeu a toda a equipe, desde a pesquisa até o final das gravações”, diz Laura Dalcanale, produtora do documentário e autora da iniciativa deste projeto. “Aos 80 anos, elas continuam determinadas a viver da sua música, cantando”.
Dirigido pelo jovem diretor paranaense Gil Baroni, o documentário participou do Festival do Rio 2008 em sessão de gala no Cine Odeon, com a presença das quatro cantoras e do diretor do show, Ricardo Cravo Albin. Agora estréia em todo o país.
SERVIÇO
PRÉ-ESTRÉIA DO FILME “CANTORAS DO RÁDIO”
DIA 4/6 – QUINTA-FEIRA
HORA: 20H30
Somente para convidados.
UNIBANCO ARTEPLEX CRYSTAL
ESTRÉIA NACIONAL: DIA 11 DE JUNHO.
EM CURITIBA, EM CARTAZ NO UNIBANCO ARTEPLEX CRYSTAL.
FICHA TÉCNICA
Produtora: ARTE LUX PRODUÇÔES
Co-produtora: WG7BR
País: Brasil
Ano de Produção: 2008
Gênero: Documentário
Duração: 85 minutos
Formato: Digital/35mm - 1.85
Color/BW: Color & BW
Idioma: Português
Legendas: Inglês, espanhol e francês
Diretores: Gil Baroni
Diretor de Fotografia: Cezar Moraes
Direção Artística: Monica Rischbieter
Direção de Finalização: Paulo de Andrade
Consultoria Artística: Cininha de Paula
Produção: Laura Dalcanale
Produção Executiva: Priscila Dalcanale, Sandra Costa & Cristiane Mocellin
Direção de Produção: Luiz Miguel Greca & Andréa Tomeleri
Direção de Arte: Zenor Ribas
Figurinos: Marisol Grossi
Design Gráfico: Adriane Ligmanowski
Roteiro: Gil Baroni e Monica Rischbieter
Trilha Sonora Original: Teco Fuchs
Som Direto: Jorge Saldanha
Edição de Som: Ariel Henrique e Paulo Gama
Mixagem: Paulo Gama

Editora Glamurama lança a primeira revista oficial do Rei Roberto Carlos

RC Emoções – Editora Glamurama lança a primeira revista oficial do Rei Roberto Carlos
Em junho de 2009, mês em que comemora 50 anos de carreira, Roberto Carlos lança a primeira revista oficial. A idéia foi de seu empresário Dody Sirena que escolheu a Editora Glamurama, da jornalista Joyce Pascowitch, para realizar o projeto.
A principio, a edição batizada de RC Emoções será anual e terá 100 mil exemplares à venda em todo o Brasil, como um item de colecionador. RC Emoções traz um paralelo entre os 50 anos de carreira do rei com os últimos 50 anos da história do país, nos segmentos das artes plásticas, música, moda, arquitetura e design, sempre com o carisma de Roberto Carlos mais o charme e o olhar diferenciado de Joyce.
Após 5 meses de preparação, Joyce está satisfeita com o produto final e se emociona ao declarar: “Quanto mais eu vou aos shows de Roberto Carlos, mais orgulhosa eu fico de ter sido escolhida para esse projeto tão importante. É um marco na carreira dele e mais ainda na minha própria”.
Os textos são leves, com depoimentos de fãs ilustres como Antonio Ermírio de Moraes, FHC e Boni, entre outros -, mais as tendências que RC lançou durante a Jovem Guarda e que todos copiaram, trechos de músicas escolhidos e justificados por celebridades, fotografias inéditas e diversas ilustrações inusitadas compõem a revista. Além disso, seis obras foram concebidas por grandes nomes da arte contemporânea brasileira exclusivamente para o rei a pedido da Ed. Glamurama, como Beatriz Milhazes e os irmãos Campana. Gloria Kalil também participa com um ensaio sobre a moda nas últimas cinco décadas. Para terminar, uma pincelada na intimidade do rei: a incrível vista de seu apartamento na casa na Urca, Rio, ao amanhecer, ao entardecer e à noite.
RC Emoções possui 128 páginas e está no formato 22,5cmx30cm.
A veiculação das imagens e textos anexos só é permitida quando publicada com o devido crédito para os fotógrafos assinalados nas imagens e para a revista RC Emoções da Editora Glamurama.
Texto escrito por Fernando Henrique Cardoso que emocionou Roberto Carlos:
Em 2010, o Brasil vai escolher um novo presidente. Mas, em dezembro de 2010, o Rei será o mesmo – Roberto Carlos. Essa é a prova viva de que a democracia é o melhor sistema. O povo sabe escolher. E o povo escolheu Roberto Carlos.
Ser compreendido pela elite, ser amado pelo povo. Fazer bem a este povo, e ainda ser amado por ele. Que tarefa mais dura. Mas ele consegue.
E o que é mais admirável: sem fazer concessões, sem negociar um milímetro. Que admirável ser popular sem precisar ser populista.
Sobre o Grupo Glamurama
O Glamurama é o portal mais procurado para notícias sobre moda, comportamento, bastidores do showbizz, beleza, artes plásticas, gastronomia e cultura contemporânea em geral. Atualmente hospedado no UOL, ele apresenta uma média de 70 mil internautas fixos por dia e recentemente ultrapassou o número recorde e surpreendente de 500 mil visitantes únicos em um dia.
Glamurama é o carro-chefe do Grupo Glamurama, que também conta em seu portfólio com a revista Joyce Pascowitch, atualmente em sua 30ª edição, e a revista Poder, na 13ª. O portal conquistou os internautas com suas notícias diárias sob o olhar singular de Joyce Pascowitch e já possui os canais Masculino, É Pop, direcionado ao público mais jovem, Alto-Falante, sobre novidades musicais, Glamurama Adora, com dicas de compras, Modo de Vida, sobre decoração, Check In, sobre turismo, o blog de moda da stylist Flavia Lafer, entre muitos outros.