Caminhando na Estrada Cultural

terça-feira, 18 de novembro de 2008

André Gabeh Carvalho LUSOFONIA MINHA

Laços de mais de 500 anos unem Brasil a Portugal e o intercâmbio cultural entre os países não para de dar frutos.
Comemorando 15 anos de carreira, ANDRÉ GABEH CARVALHO, influenciado por ídolos da música portuguesa como Amália Rodrigues, Dulce Pontes, Ala dos Namorados e etc, preparou um show onde músicas de grandes artistas brasileiros são reunidas a temas lusitanos e apresentadas sob uma perspectiva universal, sem folclorismos ou alegorias. As músicas se misturam numa aquarela de sonoridades, onde o que é samba pode parecer fado, onde uma Cantiga do Porto pode soar como uma Bossa Nova. Tudo isso é a LUSOFONIA MINHA que se quer apresentar: soma de canções cantadas em português vindas de dois países diferentes, onde essa língua é falada e cantada.
Músicas dos novos e antigos talentos (inclusive algumas inéditas do próprio André), que falam a língua de Camões e Drummond, ganham vida na voz afinada do cantor, uma das promessas da nova geração de talentos brasileiros.
Fruto de pesquisas e uma profunda dedicação, o espetáculo busca a partir da maior simplicidade sonora possível extrair a verdade das canções, através de interpretações honestas e bem cuidadas e de arranjos onde o sentimento é mais valorizado do que virtuosismos ou efeitos ilustrativos.
FICHA TÉCNICADireção e Concepção: André Gabeh
Produção Executiva: Paulo Henrique Soares
Direção Musical: André Gabeh e Tacito Savoya
Cenografia: Ronaldo Costa
Fotografia: Carlos Leandro e Helmut Hossmann
Programação Visual: André Marques
Músicos: Tacito Savoya – Cordas - Luiz Salles – Percussão e Programação
REPERTÓRIO- O QUERERES (Caetano Veloso) - RAI DAS CORES (Caetano Veloso) - FOI NO MÊS QUE VEM (Vítor Ramil) - ESTRELA MIÚDA (João do Vale) - CANTIGA (Zeca Balero) - CUIDADO (Pedro Ayres Magalhães) - HOJE NO MAR (Lura - André Gabeh) - NEGUE (Adelino Moreira/Enzo de Almeida Passos) - TODO MENINO É UM REI (Nelson Rufino e Zé Luiz) - ESTRANHA FORMA DE VIDA (Alfredo Duarte - Amália Rodrigues) - MIRAGEM NO PORTO (Bráulio Tavares - Lenine) - PSIQUÊ (André Gabeh) - TUDO PELA METADE (Marisa Monte – Nando reis) - FADO NOTURNO (Rui Machado e Antonio Chainho) - O SURDO (Totonho e Paulinho Rezende)
* Sujeito a alterações
TRABALHOS REALIZADOS1992-1997- Tenor solista do Coro da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Vocalista do Bloco Afro LEMI AYÓ - Cantor convidado da peça PELA NOITE, texto de caio Fernando Abreu encenada no sótão do Teatro João Caetano - Cantor da banda de baile MIRAGEM COVER BAND e da BANDA SÍRIUS - Cantor/ator da peça SHITRÁ A FILHA DE UM REI, texto do Nobel de Literatura Rabindranath Tagore encenada no Teatro Ipanema atual Teatro Rubens Correa. Nessa peça André interpretava um deus da mitologia Hindu e cantava em Sânscrito, Bengali e dialetos Africanos.
- Cantor do grupo de world music RELIGARE. Grupo de músicos multi instrumentistas especializados em músicas multi-étnica - Cantor da RIO JAZZ ORCHESTRA1998-2002- Backing vocal do grupo CIDADE NEGRA durante a tourné do cd quanto mais curtido melhor - Participação do projeto NOVO CANTO de incentivo aos novos talentos da MPB - Show no SESC tijuca apadrinhado por Tony Garrido - Selecionado como um dos melhores do Projeto Novo Canto André é convidado a cantar, junto com mais 7 participantes entre eles Luanda Cozeti, Wander Lee, no canecão com a orquestra SEM BATUTA - Inicia estudo de técnicas vocais de diversos estilos musicais e começa a dar aulas de canto nas escolas MAIS QUE MÚSICA e ESCOLA DE MÚSICA DA BARRA - Canta na banda LIBIDO COVER.
2002-2007 - Participa do programa BIG BROTHER BRASIL e fica em terceiro lugar - Grava e lança seu primeiro cd através da gravadora SOM LIVRE - Canta um repertório que mistura regravações, inéditas e músicas autorais. O Cd recebe críticas favoráveis nos principais meios de comunicação do país - Faz o lançamento de seu cd no TEATRO RIVAL BR.
- Faz shows pelo Brasil inteiro, abre show de IVETE SANGALO em Pernambuco - Vai a Portugal entrevistar a cantora TERESA SALGUEIRO do grupo MADREDEUS - Encerra sua tourné em Manaus com shows por toda a cidade - Participa como ator/cantor do espetáculo TERROR SHOW no CENTRO CULTURAL ARIANO SUASSUNA - Participa como cantor do espetáculo UMA NOITE EM HOLLYWOOD interpretando clássicos do cinema internacional dirigido por Carlos Leça no Teatro CASA DO RISO - Canta na RORAIMA JAZZ ORCHESTRA - Inicia pesquisas pro seu projeto atual LUSOFONIA e começa a fazer shows com repertório novo - Mestre de cerimônia do lançamento do cd da VELHA GUARDA DA MANGUEIRA no CANECAO. No mesmo dia canta com eles O SOL NASCERA de cartolaParticipa da encenação da PAIXÃO DE CRISTO na cidade de PASSA TRÊS nos anos de 2007 e 2008 - Interpreta HERODES. Atua e canta e é aplaudido em cena aberta - Apresenta o espetáculo LUSOFONIA MINHA na sala BADEN POWELL e no TEATRO MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS - Participa como convidado especial dos shows de lançamento do novo cd da cantora ELIANA PRINTES.
CONTATO: PAULO HENRIQUE SOARES - TEL/FAX.: (21) 2489-2621 / 8627-9666
Material cedido gentilmente por Paulo Henrique Soares e publicado por mim Márcia Martins na revista Encontro - Maricá.
Bjs Estrelares e Iluminados em todos os meus queridos leitores.