Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Juli Martins

Queridos cada dia que passa mais nos surpreendemos com tantos talentos por este Brasil; espero que gostem desta jovem e super profissional artista pela qual tenho o maior respeito e carinho. Juliana Martins é uma pessoa simples e carismáticas, sou sempre suspeita de falar sobre meus amigos e sendo assim... Vamos que vamos... “CULTURA É O MELHOR REMÉDIO CONTRA TODOS OS MALES DO MUNDO”!
Juliana Martins iniciou sua carreira há quatorze anos atrás com apenas quinze anos de idade. Sua primeira experiência musical foi como vocalista da banda Cry Babies Show, fazendo aberturas de shows de artistas consagrados da MPB, entre eles apresentação de dança de Carlinhos de Jesus e festa de confraternização do então Presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Cabral Filho,no Canecão(Botafogo-RJ).
Com dezoito anos de idade formou sua própria banda, com estilo pop, e se apresentaram no Maracanãzinho,no encerramento das Olimpíadas das APAEs no período de 19 à 24 de julho de 1996. Optando por uma carreira solo, fez muitas apresentações com voz e violão e foi convidada para participar da festa de aniversário de um ano do programa “A voz do Rio” (Rede Bandeirantes) realizada em Botafogo. Ainda com trabalho de voz e violão, no ano de 2002 se apresentou em vários Shoppings, entre eles: Rio Sul, Bay Market, Madureira Shopping, Ilha Plaza, Nova América, Shopping Tijuca, Barra Garden, West Shopping, Lake”s Shopping (Saquarema), Itaipú Multicenter e Shopping Grande Rio totalizando cerca de 250 apresentações ao ano.
Se apresentou no verão de 2003 no Teatro Municipal Mário Lago ao lado do cantor e compositor Tunai num tributo à Elis Regina, e fez a abertura de shows das cantoras Dorina e Fátima Guedes, e dos cantores e compositores Lô Borges e Geraldo Azevedo no Teatro da UFF, onde também foi realizado o lançamento do seu primeiro CD que tem como título: “Cada vez melhor” . O Show contou com as participações especiais de Márvio Ciribelli e Tunai, com casa lotada em seu primeiro show de lançamento.
O CD tem músicas inéditas de Fátima Guedes e Tunai e composições de autores da nova geração da MPB como: Tattá Spalla e Kimura autores de “Novos Ventos”, Carlinhos Voicer autor de “ Lady Dionai”, Rômulo Gomes autor da belíssima “Amor e Sombras” e uma releitura de um clássico da nossa música brasileira : “A flor e o espinho” de Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito e Alcides Caminha, que em janeiro de 2004 participou do aniversário de um ano do programa “Cidade do Blues” da Rádio Cidade, foi escolhida também pela Prefeitura de Niterói para cantar a música “Domingo no Parque”de Gilberto Gil no lançamento de um projeto esportivo e cultural no evento “Domingo no Parque”.Hoje, com vinte e nove anos de idade, possui um trabalho bem eclético influenciado principalmente por Chico Buarque, Fátima Guedes, Elis Regina, Rita Lee e os internacionais The Beatles, Sting, Led Zeppelin e Sheryl Crow. Esta grande cantora mezzocontralto promete alcançar um grande público de várias faixas etárias. Possui uma rara qualidade e um excelente bom gosto que se encaixa perfeitamente com seu carisma e sua doce voz definidíssima e extremamente melódica.
Com quinze anos de carreira é uma das vozes representantes da nova safra de cantoras da música popular brasileira. Vem se destacando na área musical, colecionando elogios da crítica no cenário carioca. Juliana Martins gravou seu primeiro CD, independente, intitulado “Cada Vez Melhor” no ano de 2003, onde recebeu o elogio de “A nova revelação da MPB” (Jornal O Fluminense) e muitos convites para shows realizando, naquele ano, o total de 250 apresentações. Cada vez mais ganhando notoriedade no mercado artístico, foi convidada por vários artistas consagrados da MPB para participações nos seus shows, tais como: Geraldo Azevedo, Fátima Guedes, Tunai, Lô Borges, a sambista Dorina, entre outros. Seu primeiro CD já chegou com participações de Márvio Ciribelli e Tunai que a presenteou com uma música inédita: “Fogo Do Amor” (Tunai/Sergio Natureza). Fátima Guedes também a presenteou com sua linda canção “Óbvio”. Sempre em sintonia com sua originalidade ao interpretar suas canções, fez uma releitura em Blues da canção “A Flor e o Espinho”(Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito/Alcides Caminha) que lhe rendeu muitos convites para entrevistas em vários programas de rádio e televisão, como a extinta Rádio Cidade (no Programa “Cidade do Rock”), Rádio MEC e nos programas Canção Nova (com Mirian Rios) e Atitude Ponto Com (TVE).
Atualmente, está em fase de gravação do segundo CD, onde interpretará compositores contemporâneos como: Fred Martins, Luis Capucho e Tattá Spalla, além da participação de Geraldo Azevedo. Lançamento previsto para 2008.Considerada pelo jornal O FLUMINENSE como “A grande revelação da MPB de 2005”, Juliana Martins, em seus 14 anos de carreira vem cativando um público cada vez maior e diversificado. Sua bela voz e postura, que denotam um intenso compromisso com o que é novo e importante, são a marca registrada de suas performances que, aliadas a muita classe e personalidade, a transformam em uma das mais interessantes intérpretes do momento.
Através de seu repertório eclético, Juliana Martins nos conduz por caminhos musicais que nos levam a incontáveis momentos de emoção, seja quando interpreta as grandes e inesquecíveis baladas românticas, que já fazem parte do clássico do nosso cancioneiro, ou quando nos convida a conhecer o seu lado pop rock, já com a intenção de nos remeter às questões sociais mais atuais.Suas excelentes atuações têm-lhe permitido trabalhar nas principais casas do circuito do Show business carioca, ao lado de alguns dos mais importantes ícones da MPB. Artistas de peso como: Geraldo Azevedo, Tunai, Lô Borges, Fátima Guedes, Sérgio Natureza e Dorinna são seus “ fãs de carteirinha” e sempre que a agenda lhes permite, estão ao seu lado, seja como artistas principais convidando-a para se apresentar, ou como convidados no seu próprio trabalho em palcos como o Canecão, Boate Assírius, Circuito SESC, Teatro Rival, Espaço Cantareira, Teatro da Universidade Federal Fluminense, Teatro Municipal de Niterói e Maracanãzinho.
“CADA VEZ MELHOR” é o título do seu primeiro CD e nele já se pode ter uma idéia bastante clara do futuro de Juliana Martins. A começar pela qualidade da embalagem e beleza do encarte criados e executados por Felício Torres, um dos melhores artistas gráficos da atualidade. Na parte principal, a musical, o CD conta com duas canções que foram presenteadas por Fátima Guedes (Òbvio) e por Tunai e Sérgio Natureza (Fogo do amor), uma releitura personalíssima de A Flor e o Espinho (Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito e Alcides Caminha) e 8 canções de compositores da nova safra como Tattá Spalla, Kimura e Carlinhos Voicer , ainda uma participação de Tunai ao violão e Marvio Ciribelli ao piano.
Por sua forma de cantar transcender a rótulos e com interpretação única, Juliana Martins veio para ficar num universo onde não basta ser bom; e ela é muito melhor.
Material cedido gentilmente por Juli Martins e publicado por mim na Revista Encontro - Maricá - RJ.

Nenhum comentário: