Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Elisa Lucinda

Elisa Lucinda se formou em jornalismo, profissão que exerceu na sua cidade natal, Vitória do Espírito Santo, até se mudar para o Rio de Janeiro, há 22 anos. Desde então imprime sua marca como atriz atuando para teatro, cinema e televisão.

Em 1995 publicou seu primeiro livro de poesia “O Semelhante” e suas poesias tomaram os palcos durante seis anos com este, que foi o primeiro espetáculo-poesia de uma série de sucessos que surpreendem os espectadores do Brasil e do exterior.

“Elisa Lucinda diz seus poemas como quem vai bordando a existência. Ela sai colhendo poesia pela vida afora com um talento impressionante. Sobe no palco e vai desatando os nós das palavras e elas se multiplicam e obedecem a seu comando como as mais belas focas amestrada do circo da infância. A poesia de Elisa Lucinda é a poesia de todos nós, seu verbo é múltiplo, cabe na boca do mundo e atiça, inflama e emociona e traz notícias da melodia que não se perdeu, transformou-se, metamorfoseou-se, mas continua melodia!” Miguel Falabella (Ator & Diretor)Elisa tem uma energia contagiante que emociona e faz rir. Sua visão de humanidade e política reflete a artista e salta das palavras de seus livros para uma interpretação que é muito peculiar. Elisa diz poesia como quem conversa. E esta surpresa faz com que o espectador de identifique e se revele, permitindo que suas apresentações sejam levadas por um clima de cumplicidade, com conversas e brincadeiras.

Aperfeiçoando este formato, apresentou “Eu te amo Semelhante” e atualmente excursiona pelo país com mais um espetáculo solo, “Parem de falar mal da rotina”, sucesso de crítica e público no Fórum Internacional de Culturas, Barcelona, em 2004. Em 2005 representou o Brasil na XIV Feira do Livro de Cuba e em seguida no Espaço Brasil, em Paris. Em 2007, após a 6ª temporada de absoluto sucesso no Rio e com mais de 300 mil espectadores, o “Parem” segue, atendendo a convites para apresentação nas principais cidades do Brasil, juntamente com seu mais novo espetáculo “A Fúria da Beleza”, que foi visto em primeira mão pelos Portugueses, em julho de 2007.A poesia procurou muitas formas de se manifestar e culminou em uma série de produtos artísticos: uma série de livros para adultos e para crianças, espetáculos, oficinas, workshops e seminários, até culminar numa escola. A Escola Lucinda de Poesia Viva, mantém há 9 anos turmas no Rio de Janeiro e viaja por todo país divulgando o método “Falando poesia sem ser chato”.

Obra:

Televisão: Kananga do Japão (manchete); A Escrava Anastácia (Manchete); Sangue do meu sangue (SBT); Mãe de Santo (Manchete); Araponga (Globo); Você Decide (Globo) e o seriado “Mulher” (Globo). As novelas de Manoel Carlos “Mulheres Apaixonadas” e “Páginas da Vida” (Rede Globo).

Cinema: A Fábula da Bella Palomeira (Ruy Guerra); A Morte da Mulata (Marcel Cordeiro); Gregório de Mattos (Ana Carolina); Seja o que Deus quiser - Murilo Sales; A Causa Secreta - Sergio Bianchi; O Testamento do Senhor Napomuceno (produção luso-brasileira - Francisco Manso); Terra de Deus (Iberê Cavalcante); Referência - Ricardo Bravo; As Alegres Comadres - (Leila Hipólito); Maré, nossa história de amor - (Lúcia Murat)

Teatro: Rosa, um Musical Brasileiro e Causa da Liberdade, ambos sob direção de Domingos de Oliveira); Bukowsky, Bicho Solto no mundo (direção de Ticiana Stuart); A Serpente (Waldez Ludwick); Crioula (musical sob direção de Stella Miranda),Charles Baudelaire, Minha Terrível Paixão (Adaptação: Elisa Lucinda - Direção de Luiz Pillar)

Os monólogos: A Hora Agá / Pode Café / O Mar não tá pra Preto / Há uma na Madrugada / Coisa de Mulher / Sem Telefone mas com Fio / Te Pego pela Palavra / Aviso da Lua que menstrua / Dona da Frase / Luz do Só / Sósias dos Sonhos / O Semelhante / Capixabaéchique / Euteamo, Semelhante/ Parem de Falar Mal da Rotina/ A Fúria da BelezaOs Livros: A Lua que menstrua - Produção independente, Sósia dos sonhos - Produção independente, O Semelhante - Ed. Record 1a ed. em 1995, Eu te amo e suas estréias - Ed. Record - lançado em 1999, A Menina Transparente - Ed. Salamandra; (recebeu o Prêmio Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ). “Coleção Amigo Oculto” - Ed. Record. Composta pelos livros: “O órfão famoso” - 2002 / “Lili, a rainha das escolhas” - 2002 / “O menino inesperado” - 2002, 50 Poemas Escolhidos pelo Autor/ - Edições Galo Branco - 2004, “Contos de Vista” - Ed. Global – 2005, primeiro livro de contos da autora, “A Fúria da Beleza” - Ed. Record - 2006, primeiro livro de adultos para colorir.

Os Cds: “O Semelhante” - Poesia – Rob Digital – nas vozes de Elisa Lucinda, Miguel Falabella, Zezé Polessa, Paulo José, Mauro Salles e Juliano Gomes (filho da poeta). 1998, “Euteamo e suas estréias” - Poesia - Rob Digital - nas vozes de Elisa Lucinda, Marília Pêra, Marília Gabriela, Irene Ravache, Alessandra Negrini, Zeca Baleiro e José Ignácio Xavier . 2001, Estação Trem - Música - Realização de Dakar Produções e Poesia Viva Produções. Criado especialmente para a comemoração dos 150 anos da Ferrovia para a Vale do Rio Doce. É o primeiro Cd onde Elisa canta. 2004Além de seus espetáculos, recitais e workshops apresentados no Brasil e exterior; Elisa também ministra trabalhos na área de recursos humanos para diversas empresas e instituições como BANCO REAL, Petrobrás, Fiocruz, IBM, Bahiasul, Fiocruz, Clínica São Vicente, Conarh, ABRH, Cia Siderúrgica de Tubarão, Grupo Gife, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, e Ministério da Igualdade Racial, além de secretarias e prefeituras como São Paulo, Santo André, Porto Alegre, Vitória, São João Del Rei, Salvador e outras.

Trabalhos mais recentes: Na televisão interpretou a cantora Pérola em “Mullheres Apaixonadas” e “Selma” a médica de “Páginas da Vida”, ambas novelas de Manoel Carlos no horário nobre na Rede Globo.No cinema, como protagonista ao lado da amiga e atriz Zezé Polessa e no filme “Alegres comadres” (lançado no Festival BR de Cinema 2003) e a Língua do Amor, espetáculo poético musical, onde a atriz se apresenta, com o músico Kadu Lambach. Atualmente, viaja pelo Brasil com mais um espetáculo poético musical o “Ô Danada”, em parceria com o músico Marcos Lima.

Carreira Internacional:

Países visitados para apresentação: México, Cuba, Argentina, Canadá, Espanha, Holanda, Portugal, Croácia, Angola, Moçambique e Cabo Verde“...

Estou impressionado com o trabalho dessa artista. Jamais vi Fernando Pessoa ser dito com tanta compreensão e tanta grandeza. Se depender de Elisa Lucinda, as relações culturais entre Brasil e Portugal, vão muito bem...” José Saramago Prêmio Nobel de Literatura.

Os que não conhecem o trabalho da artista se surpreendem com o tempo cômico e domínio a atriz que vai do riso ao choro em segundos. Com muito bom humor e sagacidade, Elisa utiliza sua presença cênica para provocar diferentes emoções através do verso, criando um ambiente de poesia viva, sem os vícios antiquados da declamação.

Depoimentos:

“Gosto de Elisa Lucinda. Gosto de ler Elisa Lucinda. Gosto de ouvir Elisa Lucinda dizendo Elisa Lucinda. Gosto de dizer Elisa Lucinda. Gosto de Elisa Lucinda. Mas queria, não queria, queria gravar Elisa Lucinda. A qualidade misteriosa da poesia é ser permanente descoberta, sempre idêntica e de si mesma diversa. Escolher uma versão das muitas que se possa gravar é sempre limitar as significações do poema. É um pouco como por gostar de borboletas alfinetá-las na parede, fixando em uma única forma o que antes era cor, movimento, inesperados como tudo em que é vivo. Por isso resisti, cedi, gravei, emocionei-me com o resultado das vozes de Elisa, Miguel, Zezé, Mauro, Juliano e da minha própria, declarações apaixonadas de amor à poesia de Elisa. Valeu a pena. Mas fica a recomendação. Volte ao livro sempre. Pois é nele que, ao abri-lo, as palavras, reinventando-se a cada leitura, voarão livres, feito borboletas, feito poesia!” Paulo José (Ator & Diretor).

“Ela é uma deusa. Eu sabia que era maravilhoso, já tinham me dito que era maravilhoso, mas eu nunca pensei que fosse ver o que vi aqui hoje. O que ela faz é muito mais que isso. um poema moderno, uma comunicação moderna e simples. Ela é uma grande atriz! Aprendi muito hoje com a Elisa. Acho que todo mundo devia fazer teatro assim, do jeito que ela faz!” Irene Ravache (Atriz).

“A poesia dela é incendiária. Nunca vi coisa igual. Estou apaixonado!” Sérgio Mamberti (Ator).

“Elisa é poema com P maiúsculo. Quando eu a ouvi pela primeira vez pensei: Ué, mais isto sou eu...! O que é que há dentro da poesia dessa menina que faz eu pensar que sou eu? O Semelhante!” Estér Góes (Atriz).

“Lucinda Elisa olhos de esmeraldas. Sabedoria e miragem. Deus me dê saúde pra te acompanhar na viagem!” Grande Otelo (Ator).

“A gente tá sempre trabalhando junto. Estar na platéia dela, pra mim é um trabalho. Olhando pra ela eu tô sempre aprendendo. Tomo banho da poesia dela!” Jards Macalé (Cantor & Compositor).

“Eu fico impressionado com a mistura que ela faz da interpretação da poesia, de uma forma completamente irreverente como se estivesse conversando com a gente. Isso me impressionou muito. Ela é mulata no queixo, porrada no queixo!” Chico Diaz (Ator).

“Eu tinha assistido a Elisa numa coletiva com outros poetas, mas nunca tinha visto ninguém dizer poemas como ela diz. A pontuação, o ritmo que ela tem, a graça, o humor que ela coloca. Poesia é muito difícil e ela transforma isso com uma facilidade que parece que qualquer um como eu pode dizer; o que não é verdade. Ela pode!” Carlos Eduardo Dolabella (Ator).

“Quando vi o espetáculo de Elisa Lucinda na Croácia, fiquei muito impressionado. Seus versos são luminosos mesmo quando dramáticos e tudo com muito humor: Elisa, és talentosa y linda, brinca en la poesia como uma niña feliz y si se le cal una lágrima, la levanta com el alma e canta.” Antonio Skármeta Autor de “O Carteiro e o Poeta”.

Contatos para eventos: "Poesia Viva" escritoriopoesiaviva@uol.com.br

Material gentilmente cedido por Elisa Lucinda e publicado por mim Márcia Martins na Revista Encontro - Maricá - RJ

Nenhum comentário: