Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ataulpho Alves Junior

Filho do grande cantor e compositor da MPB, Ataulpho Alves Junior começou a cantar com a irmã Matilde e um amigo de infância, Aluízio, no trio "Os Herdeiros do Samba", nome dado pelo seu pai, o Mestre Ataulfo Alves que ensaiava o trio juntamente com outro amigo, Jayme Florence (o Meira do violão). O Trio acabou e Ataulpho Alves Junior seguiu sozinho e apresentou-se pela primeira vez em 1963, na tv Record - São Paulo, no programa "Bossaudade" apresentado por sua madrinha musical, a divina Elizeth Cardoso. No dia 05 de agosto de 1965, seu pai passou o seu tradicional "lenço branco" para Ataulpho Alves Junior dizendo: "toma o lenço meu filho, e vai defender o que é nosso de geração a geração”. Até 1969 quando Ataulfo Alves morreu, os dois trabalharam juntos durante muito tempo, em diversos shows por todo Brasil, e Ataulpho Alves Junior chegou a gravar o seu primeiro compacto pela gravadora Continental, mas só a partir de 1973, já contratado pela RCA Victor, a carreira deste cantor e compositor começou a tomar impulso.
Personalíssimo Ataulpho Alves Junior herdou do pai a tradição fazendo de seu canto e música um novo estilo de interpretação sem perder a sua característica de cantor brasileiro. Tem no sangue a arte musical herdada de seu pai, Mestre Ataulfo, e seu avô, Capitão Severino de Souza (que nunca foi militar), e sim um violeiro de Minas Gerais. Cantor descompromissado com o modismo apresenta na diversidade de seu repertório o empenho em mostrar o que há de melhor na música brasileira. Intérprete múltiplo apresenta em cada música uma vertente do seu talento, que sem fazer concessões, caminha lentamente em direção não do sucesso imediato, mas no prestígio profissional que cristaliza e enobrece a vida do verdadeiro artista.
Atualmente Ataulpho Alves Jr. está preparando um CD - O Baú do Mestre Ataulfo Alves com apoio da Transpetro, e distribuido pela Universal Music.
Os convidados serão: Zeca Pagodinho - Dorina - Almir Satter - João Bosco - Luiz Vieira - Tadeu Franco - Cristina Buarque - Zezé Motta - Luiz Melodia - Djavan - Gilberto Gil, com arranjos do maestro Rildo Hora, onde todos saudarão Ataulpho Alves.
Além da homenagem a seu pai, outro CD está em fase de produção e será Instrumental com o Maestro Marcus Viana, e patrocínio da Caixa Economica Federal. Toda produção dos 2 (dois) álbuns serão de Ataulpho Alves Junior e Vicente Gomes(BH).
ATAULPHO ALVES JUNIOR NAS ESCOLAS
Ataulpho Alves Junior faz um trabalho muito importante com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação há 5 anos, onde leva a Música Popular Brasileira nas Escolas Municipais, com o seu Projeto:
"Bate Papo Musical nas Escolas do Município”. O trabalho cultural, educativo e social consiste na apresentação da professora Maria Luiza Alves (nora do mestre Ataulpho Alves) contando a vida de um grande compositor, e Ataulpho Alves Junior ilustrando musicalmente os sucessos do homenageado, juntamente com os instrumentistas do Sexteto Ataulfo: Cacau de Castro (percussão) – Wallace(violão 6 cordas) - Marlon (violão 7 cordas) – Abel Luiz (cavaquinho e viola de 12 cordas) – Caca (bateria) – Zé Luiz Maia (contra baixo) e, pesquisa (Ataulpho Alves Neto).A partir de setembro, as apresentações serão nas Escolas Municipais do RJ. O nome do Projeto será, - Chorando e Valseando nas Escolas Municipais. Ataulpho Jr. e sua equipe contarão a historia do chorinho e valsas para as crianças, e ilustrarão musicalmente choros e valsas, falando de Jacob do Bandolim - Pixinguinha - Waldir Azevedo - Luperçe Miranda - Abel Ferreira - Dilermando Reis e outros chorões.
Contato: 2205-4212 / 9921-5925 / 8797-4212 mailto:ataulphos@yahoo.com.br
Material gentilmente cedido por Ataulpho Alves Junior para o Nosso Portal Cultural da Zest.

Nenhum comentário: